English Portuguese Spanish

Nota de pesar pelo falecimento do companheiro Antônio Eduardo

Com muita tristeza e consternação fomos surpreendidos com a notícia da morte do querido professor e companheiro Antônio Eduardo, no último domingo, dia 27 de dezembro, aos 50 anos de idade, após problemas cardíacos e suspeita de Covid-19.

Professor da UFRB e pesquisador da área de Ciências Sociais, Antônio Eduardo de Oliveira, foi um lutador incansável por cerca de três décadas. Atualmente, além de diretor da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), escritor e cientista social, também publicava com frequência artigos em jornais de esquerda e promovia cursos de formação política. Desde os anos 1990, identificado com o trotskismo, participou da fundação do Partido da Causa Operária (PCO). Entre diferenças e convergências, mas sempre com muito respeito, a geração de militantes que fundou a Casa da Resistência teve o primeiro contato com o companheiro Antônio Eduardo nas grandes lutas sociais que sacudiram Feira de Santana no início dos anos 2000. Socialista e revolucionário militante, foi preso e processado pelo então governo do PFL, de ACM na Bahia (1991-1994).

Sua partida, além da tristeza, deixa para nós o sentimento do exemplo, das boas lembranças de um professor extraordinário, que combinava a seriedade e o bom humor, com sincera dedicação às lutas populares. Deixamos, desde a Casa da Resistência, Centro Popular George Américo e Comitê de Solidariedade Popular, nossos sentimentos aos familiares e aos companheiros e companheiras do Partido da Causa Operária de Feira de Santana, nesse momento de dor. Duda vive, a luta segue.

ANTÔNIO EDUARDO, PRESENTE!

COMPARTILHE

LEIA AS ÚLTIMAS POSTAGENS EM NOSSO BLOG

Presidente Fred, o messias pantera

No início do ano letivo no campus leste da Escola Secundária Proviso, um colégio com maioria de estudantes negros em Maywood, nas proximidades de Chicago, em